1 Introdução

A Política de Sustentabilidade da BM Strass, estabelece premissas e governança para a sustentabilidade corporativa, fornecendo diretrizes que impulsionam o valor da sustentabilidade em todos os níveis da empresa, garantindo que o tema esteja presente na cultura da Companhia e seja considerada nos processos decisórios. A Política proporciona o alinhamento entre o foco estratégico e o compromisso permanente com o tema da sustentabilidade, e define compromissos, dando sustentação a nossa visão de sustentabilidade empresarial.

A BM Strass ao longo de seus 5 anos de existência tem tido preocupações diversas cuja base é a humanização nas relações com colaboradores, clientes e fornecedores. Além disso, a atenção e cuidado com o ambiente e o social é um dos nossos focos de trabalho cotidianamente.

Somos uma empresa comercial, fabricante de produtos, que objetiva estar integrada cada vez mais em novos processos cujo centro é a valorização da vida, dentro de parâmetros corretos e saudáveis.

Desde nossa fundação, implantamos práticas saudáveis que foram fundamentais para a criação de programas ousados que possam ser parte contribuinte para uma sociedade solidária, responsável e feliz.

Para tanto, seguem abaixo itens que qualificamos como essenciais em nossa Política de sustentabilidade.

Nossa Filosofia, (2018) que oferece embasamento ao desenvolvimento de nossa cultura organizacional segue abaixo:

Missão

  • Ser espaço criativo, inovador gerando conceito, estilo e valor.

Visão

  • Buscar evolução constante como marca e inovação, sendo referência em confiabilidade no mercado de atuação.

Valores

  • Priorizar colaboradores, clientes e fornecedores;
  • Ética como base e sustentação;
  • Manter a consciência e participação social;
  • Ter sustentabilidade ambiental como referência;
  • Inovação contínua;
  • Fortalecimento da formação continuada dos colaboradores;
  • Fé como pilar.

A partir de todos os itens de nossa Filosofia é possível apresentarmos o que pensamos, fazemos e esperamos para nossos projetos e ações em práticas ESG.

2 Base da Política

Referente ao indicador GS 11 do Programa Origem Sustentável.

A Política de Sustentabilidade da BM Strass, é sustentada por três pilares fundamentais identificados pela empresa, junto de ações efetuadas que a mantém forte e sustentam todo o processo. São eles: Ambiental, Social e de Governança.

Com o objetivo de demonstrar que o que está escrito nesta Política é de fato levado em consideração pela empresa em suas atividades, definimos que os objetivos estratégicos da Política de Sustentabilidade devem ser desdobrados em metas e em seus respectivos indicadores de monitoramento.

OBJETIVO

A1
Eficiência Energética (ODS 7, ODS 12).

A2
Energia Elétrica de Fontes Renováveis (ODS 7, ODS 12).

A3
Quantificar as emissões de GEE (ODS 9, ODS 12).

INDICADOR PARA MONITORAMENTO (KPI)

A1
Kwh/M² produzido.

A2
Energia de fontes renováveis/Fontes tradicionais.

A3
Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa.

META

A1
Reduzir em 3% o consumo de energia elétrica por m² produzido em 2025 com relação ao ano de 2024.

A2
Substituir 100% das fontes de energia elétrica tradicionais por fontes de energia elétrica renováveis.

A3
Até 12/2026 realizar o primeiro inventário de emissões de GEE da BM Strass.

OBJETIVO

S1
Campanhas com entidades parceiras (ODS 10).

S2
Saúde dos colaboradores (ODS 3).

INDICADOR PARA MONITORAMENTO (KPI)

S1
N° de campanhas/ano.

S2
% de colaboradores aderentes.

META

S1
Realizar ao menos 3 campanhas com entidades parceiras por ano.

S2
Manter 100% dos colaboradores cobertos por plano de saúde.

OBJETIVO

G1
Expansão da unidade fabril (OS 8, ODS 9).

G2
Expansão de atendimento para o Nordeste (ODS 8, ODS 9).

INDICADOR PARA MONITORAMENTO (KPI)

G1
N° de unidades produtivas.

G2
N° de estados atendidos.

META

G1
Abertura de uma unidade fabril no Rio Grande do Sul até o ano de 2025.

G2
Alcançar 80% dos estados do nordeste com os produtos da BM Strass.

3 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS

Referente ao indicador GS 03 do Programa Origem Sustentável.

A empresa reconhece a importância dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável impostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas, desta forma, esta Política de Sustentabilidade foi estruturada tendo como norteadores os ODS considerados prioritários ao modelo de negócio da BM Strass, ou seja, aqueles que possuem maior probabilidade de serem impactados positiva e negativamente por nossas ações. São eles:

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos como prioritários para a BM Strass, são vinculados aos objetivos estratégicos e determinados no item “3 Base da Política” deste documento.

4 Identificação, seleção e engajamento dos stakeholders

Referente aos indicadores GS08 e GS09 do Programa Origem Sustentável.

Para garantir o envolvimento de nossos stakeholders no processo de desenvolvimento da empresa buscando a sustentabilidade corporativa, deverá sempre haver um canal aberto de comunicação direta, junto de pesquisas sobre os temas tratados nesta Política, visando o envolvimento da cadeia de valor na busca de uma sociedade mais sustentável, com vistas ao estabelecimento de relações benéficas para todas as partes.

Foram mapeados e definidos os stakeholders da BM Strass pelo Comitê de Sustentabilidade, com Análise Crítica da Alta Administração utilizando a série de normas AA1000 como referência, este mapeamento foi realizado pelo Comitê de Sustentabilidade e será revisado anualmente por ele.

Stakeholders
Canais de comunicação para o engajamento
Monitoramento
Área responsável pelo relacionamento
Colaboradores
Site, telefone, e-mail, escritório do RH, redes sociais, verbal.
Alto
RH
Fornecedores
Telefone, e-mail.
Alto
Compras
Clientes
Site, telefone, e-mail, redes sociais, atendimento presencial.
Alto
Comercial
Sócios
Telefone, Atendimento presencial
Alto
Diretoria

5 Cadeia de Valor Sustentável

Referente ao indicador GS 04 do Programa Origem Sustentável.

O objetivo de construir uma cadeia de valor sustentável se busca através de ações e da promoção de uma cultura organizacional entre os envolvidos.

Entendemos que uma cadeia de valor sustentável é aquela que atende às três dimensões da sustentabilidade: Ambiental, Social e Econômica.

Com isso, a BM Strass define como meta que 100% de seus fornecedores e terceirizados regulares e elegíveis a participar do Programa, estejam certificados no Programa Origem Sustentável até 2025.

Esta meta será revisada em dezembro 2024 e redefinida caso se julgue necessário.

6 Política de Inovação

Referente ao indicador E 09 do Programa Origem Sustentável.

Na busca contínua por excelência e liderança no mercado de componentes para calçados, nossa empresa reconhece a importância da inovação como um pilar fundamental para o crescimento sustentável e a manutenção de uma vantagem competitiva. Esta política estabelece diretrizes e princípios para promover um ambiente propício à inovação, incentivando a criatividade, a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos e processos.

Objetivos:

1. Cultura Inovadora:

  • Promover uma cultura que valorize e incentive a inovação, estimulando a criatividade e a busca por soluções inovadoras em todos os níveis da organização;
  • Reconhecer e recompensar contribuições significativas para o desenvolvimento e implementação de ideias inovadoras.

2. Pesquisa e Desenvolvimento:

  • Investir em atividades de pesquisa e desenvolvimento para explorar novas tecnologias, materiais e processos que possam melhorar a qualidade e desempenho de nossos componentes para calçados.

3. Colaboração Interna e Externa:

  • Incentivar a colaboração entre diferentes departamentos, equipes e unidades de negócios, promovendo a troca de ideias e conhecimentos.
  • Estabelecer parcerias estratégicas com instituições acadêmicas, empresas e organizações de pesquisa para aproveitar recursos externos e insights especializados.

4. Sustentabilidade:

  • Integrar práticas sustentáveis na inovação de produtos e processos, considerando o impacto ambiental e social.
  • Buscar soluções que promovam a eficiência energética, redução de resíduos e utilização responsável de recursos.

Esta política de inovação reflete nosso compromisso com a excelência e a liderança sustentável no mercado de componentes para calçados. Ao adotar uma abordagem estratégica para a inovação, buscamos não apenas atender às demandas do presente, mas também antecipar e moldar as necessidades futuras de nossos clientes e do mercado.

7 Papel da Liderança

A liderança da empresa é formada por pessoas essenciais para a construção de uma cultura organizacional sustentável, portanto, é primordial que seja conhecedora e multiplicadora desta Política.

8 Abrangência

Este documento aplica-se a todos os trabalhadores da BM Strass, e demais stakeholders. O trabalhador que tiver conhecimento ou identificar violações a qualquer aspecto desse documento, das políticas internas da empresa ou da legislação e regulamentações aplicáveis, deve reportar imediatamente a situação. Se desejado, o reporte poderá ser realizado de forma anônima pelos canais de atendimento da empresa, que podem e devem ser utilizados pelo público interno e externo.

CANAIS DE ATENDIMENTO

  • Caixinha de sugestões;
  • E-mail | eticaeconduta@bmstrass.com.br
  • Telefone | (16) 9 9713-5586
  • Site | https://bmstrass.com.br/

Disposições Finais

A empresa e seus gestores comprometem-se em levar ao conhecimento de todos os trabalhadores, fornecedores, clientes e prestadores de serviços, as diretrizes de conduta contidas nessa Política.

Sendo assim, nenhum trabalhador pode alegar desconhecimento das diretrizes constantes no presente documento em qualquer hipótese ou sob qualquer argumento.

A Política de Sustentabilidade foi implementada em 04 de janeiro de 2024.