1 Introdução

Este Código de Ética e Conduta tem por objetivo apresentar o que desde 2018 temos estudado, analisado e formatado como o estabelecido para ser seguido por todos os que fazem parte da BM Strass, assim como aqueles com os quais nos relacionamos profissionalmente, que chamamos aqui de clientes, fornecedores, prestadores de serviço, parceiros como entidades financeiras, órgãos públicos, associações de classe e outros que possam vir a ter vínculo conosco.

Lembramos que o Código de Ética e Conduta deve ser respeitado, não havendo exceção, devendo ser apresentado, explicado e discutido com todos os colaboradores assim com os terceiros acima mencionados.

2 História, Missão, Visão e Valores

Referente ao indicador C 01 do Programa Origem Sustentável.

2.1 Palavra do CEO

É com imenso prazer e sentimento de cumprimento de dever que apresentamos o Código de Ética e Conduta da BM Strass.

Esta é uma empresa com crescimento constante e que acreditamos ter o dever de possuir normas que possam reger nossa conduta. Este Código dará suporte constante para que haja respeito ao colaborador que é nosso bem maior, assim como aqueles com os quais trabalhamos que são nossos clientes, parceiros fornecedores, além de entidades públicas e de classe.

Nossa Filosofia rege todas as decisões assim como fortalece a cultura BM Strass, na medida em que buscamos constantemente o respeito e a humanização, acreditando que podemos cotidianamente buscar o melhor, com vistas ao futuro.

Desejamos que todos, ao conhecer o Código de Ética e Conduta BM Strass, o disseminem, respeitem, pratiquem, visando o bem maior como pessoas e profissionais.

Danilo Teixeira
CEO BM Strass

2.2 Filosofia BM Strass

Nossa Filosofia que oferece embasamento ao desenvolvimento de nossa cultura organizacional segue abaixo:

Missão

  • Ser espaço criativo, inovador gerando conceito, estilo e valor.

Visão

  • Buscar evolução constante como marca e inovação, sendo referência em confiabilidade no mercado de atuação.

Valores

  • Priorizar colaboradores, clientes e fornecedores;
  • Ética como base e sustentação;
  • Manter a consciência e participação social;
  • Ter sustentabilidade ambiental como referência;
  • Inovação contínua;
  • Fortalecimento da formação continuada dos colaboradores;
  • Fé como pilar.

3 Como usar o Código de Ética e Conduta

O Código de ética e conduta da BM Strass é constituído de itens baseados em nossa Filosofia e Cultura, sempre respeitando direitos e deveres de todos os nossos colaboradores. Ele é um espaço para leitura e pesquisa para que se possa tirar dúvidas, assim como informar-se sobre comportamentos e atitudes que são preconizadas pela empresa, visando o bem-estar de todos.

Todos os itens que o compõem foram detalhadamente escolhidos de maneira a refletir como é a BM Strass.

4 Política de Concorrência Leal

Referente ao indicador GS 06 do programa Origem Sustentável.

A BM Strass e as pessoas que a representam devem seguir os princípios de concorrência leal, desenvolvendo ações preventivas e de repressão à pirataria, cópia, sonegação, fraude, corrupção e concorrência desleal, sendo obrigatoriamente respeitados os seguintes princípios básicos:

  • Respeitar a livre concorrência de mercado;
  • Respeitar a livre escolha do mercado;
  • Não obter benefícios em detrimento dos competidores ou por meio de formas ilícitas;
  • Combater a sonegação fiscal;
  • Não envolvimento político.

5 Política Anticorrupção

Referente ao indicador GS 07 do Programa Origem Sustentável.

A Política Anticorrupção estabelece critérios com vistas à proibição de práticas de suborno e corrupção na condução dos negócios da BM Strass. Esta Política é aplicável à BM Strass e a todos que trabalham em nome desta empresa.

Assim, ninguém que represente a BM Strass pode:

    Oferecer ou pagar, em dinheiro ou por meio de qualquer objeto de valor, a um agente público ou privado, direta ou indiretamente, com intuito de:

  • Corromper qualquer ação, omissão ou decisão do receptor;
  • Demonstrar gratidão ao receptor por ter tomado uma decisão ou ter agido de forma que beneficiou a empresa impropriamente;
  • Induzir o receptor a usar sua influência para afetar qualquer ato ou decisão de terceiros ou;
  • Garantir uma vantagem imprópria ou ajudar a empresa na obtenção ou manutenção de quaisquer negócios.

6 Política de prevenção à maquiagem verde

Referente ao indicador GS 15 do programa Origem Sustentável.

A maquiagem verde, conhecida como Greenwashing, é a prática de camuflar, mentir ou omitir informações sobre os reais impactos socioambientais das atividades de empresas, indústrias públicas ou privadas, organizações não governamentais (ONGs), governos ou políticos.

São alguns exemplos de atos de Greenwashing menções sem provas e informar certo teor de material reciclável em seus produtos sem nenhum respaldo dos órgãos de controle.

Deve-se considerar que é papel da Publicidade não apenas respeitar e distinguir, mas também contribuir para a formação de valores humanos e sociais éticos, responsáveis e solidários. O anexo “U” – Apelos de sustentabilidade do CONAR regulamenta as ações de marketing voltadas ao tema.

Há algumas atitudes simples para se prevenir contra as estratégias e apelos do Greenwashing tais como as certificações ambientais mais utilizadas e respeitadas no Brasil, pois, a presença destas certificações garante a veracidade das informações. É importante também, verificar no site da certificadora se o nome da empresa consta no cadastro. Existem empresas que fazem uso dos selos ilegalmente.

A BM Strass repudia quaisquer atos de Greenwashing.

No presente Código de Ética e Conduta reafirmamos nosso compromisso com a prevenção a prática de Greenwashing, assim como o respeito às certificações.

7 Trabalho infantil, forçado, escravo ou análogo ao escravo

Referente ao indicador S 10 do Programa Origem Sustentável.

A BM Strass respeita e promove os direitos humanos, buscando prevenir potenciais impactos e violações e, quando necessário, trabalha para mitigá-los e remediá-los nas suas atividades e ao longo da sua cadeia produtiva.

Por isso, a BM Strass vem por meio deste Código repudiar o trabalho infantil, forçado, escravo ou análogo ao escravo e incentivar que nossos trabalhadores, prestadores de serviço, fornecedores e integrantes da comunidade denunciem ao Ministério Público do Trabalho situações em que há desrespeito aos direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos de relevante valor social, no campo das relações de trabalho.

8 Relação com os trabalhadores e seus representantes

Referente aos indicadores S13, S15 e S16 do Programa Origem Sustentável.

A BM Strass tem o compromisso de manter uma relação decente e justa com todos seus colaboradores e não tolera qualquer forma de discriminação motivada por etnia, gênero, orientação sexual, identidade de gênero, aparência, religião, opinião e demais formas de discriminação.

Também, mantemos relação de respeito com as diversas entidades de representantes dos trabalhadores, dentre elas os sindicatos. Não existe discriminação de grupos ou indivíduos atuantes nessas entidades. A relação se mantém no diálogo e respeito aos diversos pontos de vista na busca do melhor equilíbrio e solução das diversas situações.

O trabalhador que tiver conhecimento ou identificar violações a qualquer aspecto desse Código, das Políticas internas da empresa ou da legislação e regulamentações aplicáveis, deve reportar imediatamente a situação. Se desejado, o reporte poderá ser realizado de forma anônima pelos canais da BM Strass, que podem e devem ser utilizados pelo público interno e externo. São eles:

CANAIS DE ATENDIMENTO

  • Caixinha de sugestões;
  • E-mail | eticaeconduta@bmstrass.com.br
  • Telefone | (16) 9 9713-5586
  • Site | https://bmstrass.com.br/

9 Papel da liderança

Referente aos indicadores S13, S15 e S16 do Programa Origem Sustentável.

A liderança da empresa é formada por pessoas essenciais para a construção de uma cultura organizacional sustentável, ética e de boa convivência, portanto, é primordial que seja conhecedora e multiplicadora deste Código.

Disposições Finais

O Código de Conduta e Ética da BM Strass foi implementado em 04 de janeiro de 2024.

A empresa e seus gestores comprometem-se em levar ao conhecimento de todos os trabalhadores e demais stakeholders as diretrizes de conduta contidas nesse Código.

Sendo assim, nenhum trabalhador pode alegar desconhecimento das diretrizes constantes do presente Código em qualquer hipótese ou sob qualquer argumento.